Nascido em Atenas em, aproximadamente, 430 a.C., Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga. Fundador da Academia, primeira instituição de educação superior ocidental, em Atenas. Com o auxílio de Sócrates, seu mentor, e de Aristóteles, seu pupilo, construiu os alicerces da filosofia natural, ciências e filosofia ocidental.

Uma curiosidade a respeito de Platão é que, segundo Diógenes Laércio, seu nome era Aristócles, uma homenagem a seu avô. No então, Aristão, seu treinador de luta, o apelidou de “Platon”, que significa “Grande”, por ser o filósofo uma pessoa robusta. No entanto, é sabido que o nome Platão era comum para a época, havendo registros de 31 pessoas que compartilhavam deste mesmo nome apenas na cidade de Atenas.


Vida Política


A Tirania dos Trinta se inicia após o término da guerra de Atenas, e neste governo encontram-se parentes de Platão, que o convidam a participar do governo. Considerando esta forma de governança criminosa, recusa ao convite. Pouco tempo depois, a democracia de Atenas foi restaurada, mas esta também não agradou ao filósofo. Um ponto em especial o abalou, sendo esta a execução pública de seu mentor, Sócrates, por suas ideias contrárias aos Deuses e, especialmente, ao governo. Consequentemente, tornou-se um ferrenho crítico do governo, apoiando o pensamento da necessidade de filósofos envolvidos no poder. Temendo represálias devido seu pensamento subversivo, intensificado pela injusta execução de Sócrates, Platão acabar indo para Mégara, cidade-Estado basicamente agrícola, situada a 43km de Atenas. Existem relatos que indicam que Platão foi, também, para o Egito, porém, nenhum destes relatos foi confirmado.


A Escola de Ensino


Imagem ilustrando a Academia de Platão
A Academia de Platão

Foi à Sicília e, decepcionado com o luxo e cultura da corte, acabou expulso. Este infortúnio o levou à Colona, onde comprou um ginásio nas proximidades de um bosque de oliveiras que foi criado como uma homenagem ao herói Academo. Sua propriedade foi, posteriormente, ampliada, incluindo então alojamento para seus estudantes. O corpo estudantil da Academia, seus pupilos, era composto por pessoas das mais diversas idades, onde cada um deveria contribuir financeiramente para ajudar com os custos. No período em que ficou à frente da Academia, aproximadamente 20 anos, escreveu os seus diálogos: Fédon, Fedro, Banquete, Menexêno, Eutidemo, Crátilo, e deu início a sua obra que viria a se tornar a mais famosa, A República.


Morre o homem, nasce o mito


Depois de algumas outras viagens à Sicília, onde enfrentou diversos problemas com o novo tirano, Dion, antigo conselheiro e sucessor de Dionísio II, Platão retorna à Academia, onde permaneceu atuante. Faleceu aos 80 anos, sendo sepultado nos jardins da Escola de Ensino que fundou.